O que é averbação do contrato de empréstimo consignado

O que é a averbação do contrato de empréstimo consignado

O processo de contratação do empréstimo consignado possui algumas fases. Ele se inicia no cadastro de informações pessoais do interessado e termina com o depósito do valor na conta do cliente. Um dos últimos estágios é a averbação do contrato de empréstimo consignado.

A averbação ocorre quando a instituição financeira pagadora autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo consignado no contracheque ou na folha de pagamento do cliente. Ou seja, a partir dali ela passa a reservar um percentual do salário ou do benefício do INSS para pagamento do empréstimo.

Quem faz a averbação

Isso vai depender em qual público o cliente se encaixa. Apenas três perfis podem requisitar o empréstimo consignado: funcionários públicos (incluindo servidores federais, estaduais, municipais e militares), aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e trabalhadores com carteira assinada. Vale lembrar que, aqui na Bem Promotora, trabalhamos apenas com servidores públicos federais ativos e inativos e beneficiários do INSS.

Todo o processo é realizado de forma eletrônica, por meio de sistemas online. No caso de empregados que com CLT, a averbação do consignado é feita pelo departamento de Recursos Humanos da empresa privada. Os servidores públicos federais, por sua vez, têm o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) como responsável pelo processo. Essa base é acessada pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), do Governo Federal.

A averbação dos servidores estaduais e municipais é realizada pelo RH dos respectivos órgãos empregadores. Para militares, a averbação é feita pelo Centro de Pagamento do Exército (CPex), via Sippes, Siappes ou Sisconsig. O INSS, por fim, é o responsável pela averbação de aposentados e pensionistas, com consulta via Dataprev.

Limitações para a averbação do empréstimo do crédito consignado

Para evitar irregularidades, os empréstimos deverão ser contratados, obrigatoriamente, no mesmo estado em que o aposentado ou pensionista reside e recebe seu benefício. Não há como a instituição financeira liberar o empréstimo ao cliente sem essa autorização.

Em geral, os sistemas utilizados são os mesmos que geram as folhas de pagamento ou sistemas integrados. A regra também vale para servidores inativos, aposentados ou pensionistas.

Antes da averbação é preciso, em alguns casos, gerar também uma autorização. A autorização de consignatária para servidores públicos pode ser emitida pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

Como é feita a averbação

A averbação consiste no registro de todas as condições do contrato de empréstimo, como o prazo do pagamento, taxas de juros e Custo Efetivo Total (CET), entre outras informações financeiras. Essa anotação é a garantia de que os termos firmados no contrato serão honrados por todas as partes envolvidas.

É um expediente que assegura transparência ao tomador do empréstimo, à fonte pagadora e ao banco. Portanto, quanto mais ágil for a averbação, mais rápido o dinheiro cairá na conta.

Quanto posso comprometer do rendimento

A análise do valor do empréstimo é feita pela instituição que realizará o pagamento para o interessado. Ela vai verificar a margem consignável, pois as parcelas do crédito consignado não podem ultrapassar 35% dos rendimentos do cliente (30% para o empréstimo e 5% para o cartão de crédito consignado).

Quanto tempo leva a averbação do contrato de empréstimo consignado

O prazo de averbação demora entre 24 e 48 horas para ser finalizado pelo departamento responsável. Esse período pode sofrer alteração dependendo de alguma complexidade no pedido do cliente ou se alguma das fases anteriores e pré-requisitos para obter o empréstimo consignado não for corretamente encaminhada. Já o prazo para portabilidade é de até 15 dias, considerando o processo de desaverbar e averbar o novo contrato (por se tratar de uma transferência de dívida).

Quando se inicia o desconto do empréstimo

A primeira parcela é descontada da folha de pagamento ou contracheque no mês seguinte à assinatura do contrato. Para isso, a instituição responsável pelo pagamento deve ter convênio firmado com um ou mais bancos.

Como acompanhar o status da minha solicitação

Até que o contrato seja averbado, seu status pode ser considerado como “aguardando averbação”. A confirmação ou a negativa do crédito acontece quando a fonte pagadora devolve ao banco a sua avaliação, apresentando o aceite ou reprovação do crédito. O dinheiro é liberado quase que automaticamente na conta indicada pelo interessado se estiver tudo certo com o contrato.

Se o empréstimo for negado, o tomador também será informado sobre os motivos. As razões mais comuns para a negativa são informações divergentes, documentação irregular e restrição interna no banco de interesse.

O que fazer caso de averbação negada

O contrato não averbado pode passar por uma nova análise. Porém, o mais indicado é fazer uma avaliação prévia dos possíveis motivos da recusa para otimizar o tempo e ter o dinheiro do empréstimo consignado mais rápido.

Outros pontos fundamentais: sempre confira os dados pessoais nas propostas e contratos e disponibilize somente informações corretas e documentos que possam comprovar a legitimidade dos dados.

O que é a desaverbação

É quando ocorre o encerramento do contrato, seja porque o montante já foi pago, será refinanciado com o mesmo banco ou transferido pelo cliente a outra instituição. A desaverbação só pode ser feita se não houver impedimentos jurídicos ou financeiros na primeira instituição que efetivou a averbação.

Na quitação do contrato, a parte da margem consignável que estava atrelada ao empréstimo é liberada. O cliente, assim, ganha um novo fôlego para pedir outro empréstimo. Já no caso de portabilidade, o contrato é baixado porque o banco quitou a dívida do cliente, assumindo o montante. No caso de refinanciamento no mesmo banco, é feita uma nova averbação, constando valores, juros e prazos atualizados.

O prazo da desaverbação leva, em média, dois dias. Mas pode variar de acordo com cada situação.

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira outras notícias

Precisando de Dinheiro?

Preencha os dados abaixo para que possamos entrar em contato, temos uma excelente oportunidade para você

Pampacred © 2020. Todos os direitos reservados.

FALE COM UM ATENDENTE